quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

etapas do desenvolvimento infantil.




Com 01 mês:
Levanta o queixo.
Mantêm as mãos fechadas.
Olha indefinitivamente.
Olha o rosto das pessoas que o observam.
Fixa o olhar na luz.
Emite sons guturais.

Com 02 meses:
Levanta o tórax.
Movimenta braços e pernas.
Olhar acompanha objetos e pessoas em movimento.
Sorriso social quando recebe atenção.
Olhar se demora no horizonte.

Com 03 meses:
Rola da posição de lado para a de costas.
Olha em todas as direções.
Não fixa atenção por muito tempo.
Tenta pegar objetos.
Sorri.
Emite sons de vogais.
Sustenta a cabeça.

Com 04 meses:
Senta com apoio e mantêm a cabeça firme.
Mãos abertas.
Olha imediatamente um objeto que se move.
Murmura e ri alto.
Brinca com as mãos e roupas.
Reconhece a mamadeira.
Começa a levar objetos à boca.
Tende a rolar.

Com 05 meses:
Quando sentado mantêm a cabeça ereta e firme.
Se sentado, apanha objetos
Reconhece as pessoas.
Pode estranhar estranhos.
Sorri ao se ver no espelho.
Emite gritos.
Preensão precária.

Com 06 meses:
Permanece sentado com o tronco ereto, se tiver apoio.
Gosta de balançar objetos.
Agarra objetos com as mãos.
Gosta de olhar no espelho.
Estende os braços para os pais e pessoas que gosta.
Quando deitado segura os pés e brinca com os dedos levando à boca.

Com 07 meses:
Senta-se com apoio e permanece ereto por pouco tempo.
Segura um objeto em cada mão.
Passa objetos de uma mão para outra.
Sacode chocalho.
Vocaliza sons e escuta a própria voz.
Brinca com os pés.
Aceita alimentos sólidos e estranha pessoas não conhecidas.

Com 08 meses:
Sentado, permanece ereto, porém inseguro.
Levanta-se com ajuda.
Emite sons e parece gostar de ouvir a própria voz.
Pronuncia sílabas simples.
Morde e chupa os brinquedos.
Busca com insistência os brinquedos fora de seu alcance.

Com 09 meses:
Pode começar a engatinhar.
Senta-se firme sem apoiar.
Explora e manipula objetos.
Vocaliza sílabas repetidas.
Troca sorrisos, atende ao seu nome e ao não.
Leva à boca e morde tudo que apanha.
Mantêm-se em pé apoiado.
Come bolacha; segura a mamadeira.

Com 10 meses:
Permanece sentado firme por tempo indeterminado.
Engatinha.
Levanta-se sozinho com apoio.
Começa a soltar os objetos.
Vocaliza dá-dá, mã-mã, uma ou duas palavras.
Faz adeus e bate palmas.
Tende comer sem ajuda, com colher.
Atende ao seu nome e ao não.
Faz brincadeiras simples como esconde-esconde.

Com 11 meses:
Anda com ajuda.
Pronuncia uma ou outra palavra.
Compreende o som de algumas palavras.
Repete palavras.
Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem soltar.
Bebe um pouco de água já da xícara.





Com 12 a 15 meses:
Começa a andar sozinho.
Anda cambaleante.
Gosta de atividades, de andar.
Coopera ao vestir.
Reconhece o nome de pessoas conhecidas.
Quando se vê no espelho, vocaliza.
Brinca sozinho e já tem objetos favoritos.
Repete algumas palavras.
Fica de pé sozinha. Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção definida. Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.
Solta facilmente. Come com a colher, mas desperdiça boa quantidade. Preensão palmar cruzada.
Constância formal.
Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).
Pára de levar as coisas à boca.
Primeira palavra pronunciada corretamente. Não baba mais.
Reage ao seu próprio nome. Compreende que todas as coisas e todas as pessoas têm nomes.
Estende as pernas quando esta sendo vestida.
Emprega a mão dominante com mais freqüência.

Com 15 a 18 meses:
Caminha bem sozinho.
Começa a correr, cambaleante.
Senta-se sozinho em cadeira infantil.
Sobe e desce com ajuda, ou sé engatinhando.
Tem mímica muito expressiva.
Esforça-se para chutar a bola.
Desenha um traço.
Vira folhas do livro: 2 ou 3 por vez.
Gosta de puxar e empurrar brinquedos.
Constrói uma torre com três cubos.
Com só, deixando cair.
Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando objetos.
Mostra o nariz, os olhos, o cabelo.
Imita varrer, ler jornal.
Compreende ordens e pedidos simples.
Pode iniciar uso do piniquinho.
Começa a testar os limites que lhe são impostos.
Sobe escadas.
Caminha com os pés separados.
Bebe na caneca sozinha.
Frases de uma palavra.
Localiza rapidamente os sons. Compreende algumas frases simples.
Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo visual.



Com 18 a 24 meses:
Corre bem.
Chuta a bola.
Atira a bola com a mão.
Constrói torres de 4 a 7 cubos (sete cubos com 24 meses).
Alinha cubos.
Vira páginas de uma a uma.
Imita traços verticais e circulares.
Coloca blocos em um tabuleiro, indiscriminadamente.
Identifica 3 a 5 desenhos.
Começa a cortar com tesoura.
É demorado às refeições e ainda brinca com a comida.
Abre armários, tira objetos das gavetas.
Acompanha com gestos o que ouve e vê.
Reconhece-se no espelho.
Canta (atrapalhado).
Dramatiza situações simples com bonecos.
Negativismo acentuado.
Tem senso de posse.
Refere-se a si mesmo pelo nome.
Veste peça simples.
Compreende perguntas.
Faz brincadeiras paralelas.
Desce escada engatinhando para trás.
Sobe escada de pé, sozinha, segurando no corrimão. “Corre” desajeitadamente.
Caminha lateralmente. Caminha para trás. Chuta uma bola. “Salta” desajeitadamente, quando segura por ambas as mãos.
Come com uma colher. Arremessa, mais sem direção definida.
Vira as figuras da maneira correta, de cabeça para cima.
Imagina coisas que não pode ver.
Ajuda a despir-se.
Leva a mão a um lugar dolorido.
Balbucia, imitando o tom e ritmo da mãe. Repete sons.
Frases de duas palavras.
Compreende frases curtas. Localiza sons em outra sala.
Aponta para algumas partes do corpo.
Consegue associar banheiro/defecação, banheiro/micção.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente. Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
Mante-la ocupada.
Levar a criança a participar das atividades de grupo.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Mais atividades para berçário

A música dos nomes

Idade: a partir de 4 meses.

Tempo: 30 minutos.

Espaço: sala de atividades, pátio ou jardim.

Objetivos: reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.

Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: “se eu fosse um peixinho”, “a canoa virou”, “ciranda, cirandinha” e “fui ao itororó”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.



Teatro de bonecos

Idade: a partir de 1 ano e meio.

Tempo: 30 minutos.

Espaço: sala de atividades, pátio ou biblioteca.

Material: fantoches ou dedoches.

Objetivo: conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens.

Sente-se com as crianças no chão e faça os bonecos “conversarem” com cada uma. Você pode fazer perguntas como:
- quem trouxe você para a escola hoje?
- você tem amigos? Quem são?
- você já brincou no parque?
- você já tomou lanche?



cuidado com a boneca

Idade: de 1 a 3 anos.

Tempo: 30 minutos.

Espaço:sala de atividades.

Material: bonecas, roupinhas de boneca, retalhos de tecido, mamadeiras e chupetas.

Objetivos: brincar de faz-de-conta durante o jogo simbólico; tocar o colega; e ter um bom relacionamento com o grupo.

Esta brincadeira é para meninos e meninas, pois tem o objetivo de desenvolver o relacionamento interpessoal, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o outro –necessidades que são comuns a todos, independentemente do sexo. Isso vai se dar no faz-de-conta, momento que a criança aprende sobre as interações sociais. Por isso, é importante ter seu espaço garantido e valorizado na rotina. Proponha que cada um pegue uma boneca e cuide dela como se fosse sua filha. Os pequenos devem dar banho, trocar fralda e fazer carinho.



Chuvinha de papel

Idade: de 8 meses a 3 anos.

Tempo: de 15 a 30 minutos.

Espaço: sala de atividades.

Material:revistas e jornais velhos.

Objetivos: relaxar de forma ativa (e não apenas em posição de repouso) e interagir de maneira lúdica com o educador e os colegas.

Sente-se com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Deixe que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Junte os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.



Papai veio brincar

Idade: de 3 meses a 1 ano.

Tempo: 30 minutos.

Espaço: sala ampla.

Material: aparelho de som, cds ou fitas cassete com músicas infantis, bolas, fantoches e panos coloridos.

Objetivo: interagir ludicamente com os pais por meio da brincadeira.

Preparação: decore o ambiente com os panos.
Coloque uma música e peça para o pai ou a mãe se sentar no chão com o filho. Você pode conduzir as brincadeiras, como rolar uma bola para a criança ou brincar com um fantoche, apresentando possibilidades de interação. Os pais se inspiram em você ou criam brincadeiras.



Caminhada solidária

Idade: de 1 ano e meio a 3 anos.

Tempo: de 5 a 10 minutos.

Espaço: áreas livres ou outros espaços.

Objetivos: desenvolver a idéia de grupo e a tolerância.

Esta proposta pode ser aplicada sempre que as crianças tiverem de andar juntas, como da sala para o pátio. Quem quiser correr tem de se controlar. Quem for mais lento precisa se apressar. Se houver alguém com dificuldade de locomoção, o grupo todo terá de esperá-lo.



Pintar e despintar

Idade: de 1 a 2 anos.

Tempo: de 10 a 15 minutos.

Espaço: sala de atividades.

Material: um vidro grosso (janela, porta de vidro ou outra superfície transparente, desde que bem fixa, para garantir segurança), tinta guache, rolinho, pincel, esponja ou as mãos.

Objetivos: explorar e reconhecer o corpo como produtor de marcas; perceber e reconhecer as características do vidro (transparência, dureza e frieza); e observar e perceber as transformações, movimentos, formas e cores por meio da luz que atravessa o vidro.

Antes de começar a pintura, estimule as crianças a observar a superfície e suas características (lisa, fria, transparente...). Brinque de fazer caretas do outro lado do vidro, de pôr a mão atrás dele para a criança tentar pegar e de amassar o rosto contra ele. Depois, as crianças podem espalhar a tinta e observar que onde está pintado não há mais transparência. Proponha que elas pintem com o dedo e observem que a transparência volta por onde o dedo passa. Forme uma roda de conversa para retomar as experiências vividas no processo.



Marca registrada

Idade: de 1 a 2 anos.

Tempo: de 5 a 10 minutos.

Espaço: sala de atividades.

Material: cartolina ou outro tipo de papel e sagu no sabor morango ou uva.

Objetivos:explorar os materiais (sagu e papel); perceber a marca pessoal; construir a auto-imagem; ordenar formas; e relacionar sensações corporais e registro gráfico.
Pinte com o sagu a palma das mãos das crianças para que elas a imprimam sobre o papel.

Você pode pintar a sua e fazer a demonstração. Não faça o trabalho por elas. Dê liberdade de movimentos aos pequenos, mesmo que não façam carimbos, mas pinturas livres (foto na pág. Ao lado). Uma variação possível desta atividade é a pintura da sola dos pés, que pode ser feita com as crianças que já andam. Elas podem imprimir os pés enquanto caminham sobre um papel comprido. Chame a atenção para o fato de as marcas ficarem bem visíveis no início e irem desaparecendo à medida que a tinta é gasta.



Rasgue e cole

Idade: de 7 meses a 3 anos.

Tempo:de 10 a 20 minutos.

Espaço:sala de atividades.

Material: papel kraft grande, cola de farinha, revistas e papéis variados (forminha de brigadeiro, embalagem de bala de coco, figurinhas etc.).

Objetivo:perceber diferentes formas, cores e estruturas tridimensionais.
Preparação: faça a cola: misture em uma panela 1 litro de água, 3 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 colher de vinagre. Mexa até engrossar e deixe esfriar. Dê às crianças diversas revistas para recortarem sem tesoura.

Coloque sobre a mesa uma folha de papel kraft já pincelada com cola de farinha em toda a área.

Deixe à disposição das crianças os vários tipos de papel e recortes de revistas para que elas colem no papel kraft. Vale sobrepor imagens. Ao final, pode-se fazer um painel coletivo e expor o trabalho.



Todo mundo na janelinha

Idade: de 9 meses a 2 anos.

Tempo: 30 minutos.

Espaço: sala de atividades.

Material: cartolina, caneta hidrocor, cola e uma foto de cada criança.

Objetivo: favorecer o reconhecimento da própria imagem e da dos colegas.
Preparação: em uma cartolina, desenhe um trenzinho com o número de vagões correspondente à quantidade de crianças. Pendure o cartaz na parede da sala antes de elas chegarem. No dia da brincadeira, peça aos pais que mandem uma foto do filho ou da filha.

Peça aos pequenos que sentem em roda e coloquem a foto no meio do círculo. Aconchegue os bebês no grupo e converse com todos. Comente uma foto por vez. Mostre a imagem e diga: “olha a aninha!”, “onde você estava?”, “na praia, não é?”, “o seu biquíni era azul?”, “quem já foi à praia?” Chame as crianças pelo nome, pois é muito comum na educação infantil o uso de apelidos.

Depois dos comentários, cole as fotos nos vagões e deixe elas apreciarem. Inclua uma foto sua também. O trenzinho fica na classe até as férias. Você vai perceber que, sempre que possível, as crianças vão chamar as pessoas que se aproximam da sala para ver as fotos.



Hoje é dia de novidade

Idade: a partir de 4 meses.

Tempo: uma hora.

Espaço: sala de atividades.

Material: caixa, objetos com diversas formas, texturas e tamanhos (caixinhas encapadas com papel ou tecido contendo areia, pedrinhas ou grãos variados), bexigas com um pouco de água dentro, pedaços de conduíte, rolos de papel-toalha pintados ou encapados, luvas cirúrgicas com talco, argolas, potes de filme fotográfico com miçangas, garrafas pet pequenas com pedaços de papel colorido, espelhinhos, chocalhos, tampas de vasilhas e saches.

Obs.: as caixas ou outros objetos que contêm miudezas devem estar bem vedados, para que o conteúdo não escape.



cantinho de leitura

Idade: a partir de 9 meses.

Tempo: de 10 a 15 minutos por dia.

Espaço: sala de atividades.

Material: tapete ou colchão, almofadas ou sofá em miniatura, bonecos de pano e fantoches de personagens familiares às crianças e vários livros.

Objetivos: interessar-se por histórias e explorar os livros.
A experiência de manusear livros desde os primeiros meses de vida colabora com o aprendizado da leitura.

Escutar histórias com regularidade também favorece a formação de melhores leitores e apreciadores do universo literário. Organize em sua sala um espaço de leitura que as crianças possam freqüentar e explorar, entrando em contato diariamente com livros, álbuns de imagens, fantoches e bonecos de pano.

Vale lembrar que esse espaço deve ser confortável, acolhedor e atrativo. Assim, as crianças se envolvem por um tempo maior com suas atividades. Os livros e demais materiais expostos precisam ser resistentes.

Se acontecer de algum ser rasgado ou amassado, conserte e ponha em uso novamente. Leia livros para o grupo. Por causa da idade, as crianças não ficarão sentadas em roda, como as mais velhas. O interesse de uma criança pequena por uma história lida pode ser percebido por reações de alegria ou tentativas de encenar a história. Observe esses sinais e incentive as crianças que os emitiram. Ao escolher as histórias para ler ou contar, opte por livros com ilustrações de qualidade. Não se preocupe com variedade, porque as crianças pequenas gostam de ouvir várias vezes a mesma história. Antes ou depois da leitura, lembre de dar um tempo para as crianças manusearem livremente os livros.



Arte com mingau

Idade: de 8 meses a 1 ano e meio.

Tempo: 30 minutos.

Espaço: sala de atividades ou pátio.

Material: maisena, corante alimentar e água.

Objetivo: interagir com o espaço.

Preparação: em uma panela, dissolva uma colher de sopa de maisena para cada copo de água. A quantidade é de acordo com o número de crianças ou o tamanho do espaço onde a atividade será realizada. Coloque pitada de corante até a mistura ficar com a cor que você deseja. Leve-a ao fogo e mexa até que se transforme em um mingau. Deixe esfriar. Avise os pais para mandarem roupas velhas no dia da brincadeira.
Espalhe a mistura no chão da sala onde as crianças vão brincar. Deixe-as andar, engatinhar e rolar sobre o mingau, interagindo com o espaço. Atenção para que todos se divirtam e ninguém se machuque. Incentive as várias possibilidades de movimento.



Corrida de obstáculos

Idade: até 3 anos.

Tempo: de10 a 20 minutos.

Espaço: sala de atividades ou pátio.

Material: colchonetes, tatames ou tapetes de eva e obstáculos, como bancos, cordas,
túneis, rampas etc.

Objetivo: desenvolver a coordenação motora, noções de espaço, lateralidade, equilíbrio, deslocamento, esquema corporal, ritmo e atenção.
Preparação: organize a sala forrando o chão com os colchonetes. Espalhe pelo ambiente alguns obstáculos.

Proponha às crianças diferentes movimentos: ajude-as a rolar com braços e pernas esticados, para a frente e para trás; sugira que engatinhem por baixo da mesa ou de uma corda amarrada a uma altura baixa, dentro de um túnel, em uma rampa, em diferentes direções e em ziguezague; dê uma força também para elas andarem de frente e de costas em cima de um banco ou sobre materiais diversos, devagar e rápido, com passos de formiguinha e de gigante; incentive-as a trabalhar o impulso com pulos, saltos para a frente e para trás, livres ou sobre obstáculos.



Cabaninha transparente

Idade: até 3 anos.

Tempo: de 30 a 50 minutos.

Espaço: sala de atividades ou parque.

Material: tule com metragem suficiente para que as paredes da cabana cheguem até o chão ou várias tiras coloridas e compridas de papel celofane, bambolê, cola, tesoura, barbante, fita dupla face ou crepe e pequenos ganchos de metal no teto.

Objetivos: interagir com outras crianças e adultos; pesquisar diferentes sons e efeitos visuais com o uso de transparências, cores e texturas; ter controle motor e limites corporais em espaço pequeno; e se movimentar e se adequar a um espaço que muda de forma quando manipulado.

Preparação: prenda pedaços grandes de tule ou tiras compridas de papel celofane em árvores, brinquedos de parque etc. Eles devem ir até o chão. Na sala, o tule ou celofane pode ser preso a pequenos ganchos no teto, com uma abertura central. Outra opção é amarrar tiras num bambolê, formando um círculo de caimento vertical com diversas aberturas por toda a circunferência. O tule é transparente e tem elasticidade e leveza, facilitando a manipulação das crianças sem a ajuda do adulto. Já o papel celofane produz um efeito visual de transformação das cores do ambiente e diferentes sons ao ser manipulado.
As crianças podem brincar livremente de esconder e aparecer, vendo o mundo de diferentes cores.



Esta é leve, esta é pesada

Idade: de 7 meses a 3 anos.

Tempo: de 15 minutos a uma hora.

Espaço: sala ampla, pátio com solo liso ou gramado.

Material: várias caixas de papelão resistente de diferentes tamanhos, jornais, revistas, cola, tesoura, fita adesiva larga, fita crepe e plástico adesivo.

Objetivos: desenvolver a autonomia; pesquisar habilidades corporais; relacionar o corpo com o peso e o volume dos objetos; e desenvolver aspectos sociais, afetivos e cognitivos.

Preparação: deixe algumas caixas vazias e encham outras com jornais. Fechem todas muito bem e decore-as com recortes de revistas ou fotos de bichos, brinquedos, objetos, meios de transporte, famílias, pessoas, situações de brincadeiras, de convívio social etc. A decoração deve ser feita de forma livre por você. Em alguns momentos, as imagens vão enriquecer suas aulas, quando o tema for bicho ou transporte, por exemplo. Encape as caixas com plástico adesivo para o material durar mais e para facilitar a limpeza.
Espalhe as caixas vazias e estimule as crianças a realizar diferentes atividades com elas, como carregar, empurrar, virar, rolar, empilhar etc. Com as mais pesadas, elas vão explorar outros movimentos: debruçar, subir, pular, equilibrar, saltar e virar.



Como na praia

Idade: de 1 a 3 anos.

Tempo: de 15 a 30 minutos.

Espaço:tanque ou chão de areia.

Material: roupas confortáveis, fôrmas de vários tamanhos e desenhos, baldinhos, pás, colheres, água e um aparelho de som.

Objetivos: estimular a coordenação motora e o equilíbrio; oferecer estímulos sensoriais; e desenvolver a autonomia e a socialização.

Permita que as crianças mexam com a areia livremente, apenas evitando que levem as mãos sujas à boca ou joguem areia nos olhos dos colegas. Ao mesmo tempo, estimule-as a perceber a textura da areia e as diferenças de toque quando ela está molhada ou seca. Isso possibilita novas experiências sensoriais. Questione se é mais fácil moldar quando ela está molhada ou seca. As crianças fazem desenhos e modelam a areia usando fôrmas e baldinhos, individualmente ou com a ajuda do colega. Elas podem também caminhar sobre a areia, experimentando como fica o equilíbrio numa superfície fofa. Outra opção é imprimir o formato das mãos ou dos pés, reconhecendo o próprio corpo (observando formas e tamanhos) na marca deixada. Depois, elas comparam as pegadas com os próprios pés. Enquanto a criançada anda no tanque, experimente colocar para tocar algumas músicas que falem sobre os pés.



Brincos de parlendas

Idade: de 6 meses a 3 anos.

Tempo:30 minutos.

Espaço: sala de atividades, pátio ou jardim.

Material: letras de músicas, brincos e parlendas.

Objetivo: se divertir com a música.

Parlendas são brincadeiras com rima e sem música. Brincos são geralmente cantados e envolvem movimentos corporais, como cavalinho ou balanço.
Exemplo de brinco: serra, serra, serrador (sente a criança em suas pernas, de frente para você e fique de mãos dadas com ela, fazendo movimentos de balanceio para a frente e para trás.)
Serra, serra, serrador/ serra o papo do vovô / o vovô está cansado / deixa a serra descansar
exemplo de parlenda lá em cima do piano (pode ser usado para escolher quem vai começar uma brincadeira.)
Lá em cima do piano / tem um copo de veneno / quem bebeu morreu / o azar foi seu



que som é esse?

Idade: de 6 meses a 2 anos.

Tempo:30 minutos.

Espaço:sala de atividades.

Material: objetos que emitam sons – chocalhos, sinos, matracas –, instrumentos musicais e brinquedos próprios para a idade.

Objetivo: descobrir e produzir diferentes sons.

O bebê é estimulado a descobrir os sons que um objeto emite. Espalhe diversos brinquedos por perto da criança e estimule-a a descobrir cada som movimentando o objeto: tocando, apertando, chocando-o com outro (foto na pág. Ao lado).
É importante estimular a pesquisa de possibilidades para produzir sons em vez de ensinar um único modo de tocar um instrumento, por exemplo.



Nosso repertório

Idade: de 6 meses a 3 anos.

Tempo: 30 minutos.

Espaço: sala de atividades.

Material: aparelho de som e fitas cassete ou cds variados.

Objetivo: estimular o contato com a música e aprender a ouvi-la.

A música deixa de ser trilha sonora ou pano de fundo de outras atividades e passa a ser o foco. Além de estimular o ouvir, mostre à criança como acompanhar o som – batendo palmas, por exemplo, ou até mesmo cantando. É importante que ela tenha contato com um repertório musical variado – de música clássica a ritmos regionais brasileiros. Se você souber, toque um instrumento musical e cante, estimulando a criança a prestar atenção aos sons



cores para bebês

blocos de espuma azuis e vermelhos... Um em cima do outro e, de repente, todos no chão!

Idade: a partir de 3 meses.

o que desenvolve coordenação motora e a visão, que começa a ficar mais nítida a partir do terceiro mês.

brinquedo blocos coloridos de espuma.
como brincar movimente os blocos, coloque uns sobre os outros.
Deixe a criança segurá-los e derrubá-los.

Confeccione você mesmo

corte o fundo de duas garrafas pet transparentes e coloque papel crepom picado de uma determinada cor.
Você pode fazer vários usando diferentes cores.
Junte um ao outro com fita adesiva.
Utilize vasilhames de diferentes capacidades para que o bebê perceba que sua mão envolve o objeto de várias maneiras.



Encaixes para bebês

uma caixa dentro da outra e o bebê aprende o que é grande, pequeno, leve e pesado.

Idade: a partir de 6 meses.

O que desenvolve noção de tamanho e de peso.

Brinquedo caixas de papelão e potes plásticos de vários tamanhos e formatos.

Como brincar: coloque um pote dentro do outro, mostrando que o menor cabe dentro do maior. Vire os potinhos de ponta-cabeça e coloque um sobre o outro até formar uma torre. Deixe a criança brincar à vontade com os potes e colocar as mãozinhas dentro deles. Quando ela pegar um pote sozinha ou dois deles (um dentro do outro), vai perceber a diferença de peso.



Esconde-esconde para bebês

cadê o ursinho? Ele sumiu, mas não é para sempre.

Idade: a partir de 6 meses.

O que desenvolve: noção de que as pessoas e os objetos continuam existindo mesmo quando saem do campo de visão.

Como brincar: se esconda atrás de uma porta ou de algum objeto grande e chame o bebê, fazendo com que ele procure você. Apareça novamente. Cubra a sua cabeça com um pano e chame a criança pelo nome. Depois de alguns segundos, retire o pano. Esconda um objeto que o bebê goste, como um ursinho, e pergunte: “cadê o ursinho? Onde ele está?” Incentive a criança a procurá-lo. Depois, mostre o objeto. Essa atividade ajuda a criança a compreender a ausência dos pais quando eles saem, por exemplo, para trabalhar.



Túnel

engatinhando, se arrastando... Há várias formas de atravessar o túnel!

Idade a partir de 1 ano.

O que desenvolve coordenação motora e relacionamento social.

Brinquedo túnel de pano com armação de metal.

Como brincar mostre o túnel para a criança. Faça com que ela ande ao lado dele, por fora, do início até o fim. Depois, coloque brinquedos dentro do túnel e peça para ela pegar. Só então incentive-a a atravessar o túnel.

Atividades para berçário



CHAMADA COM FOTO

Tempo: 30 minutos

Espaço: Sala de aula.

Idade: A partir de 1 ano e meio.

Material: Cartolina ou papel-cartão, foto individual das crianças, caneta hidrográfica fina e plástico de fichário.

Objetivo: Conhecer o colega.

Preparação: Em pedaços de cartolina ou papel-cartão, escreva o nome de cada criança em letra bastão maiúscula e cole uma foto dela.

Descrição: Coloque todos os cartões sobre uma mesa ou no chão, com a foto e o nome virados para baixo. Uma criança por vez pega um cartão e entrega ao colega que aparece na foto. O professor diz então o nome da criança “descoberta” para estimular o reconhecimento dela pelo grupo. Outro modo de realizar a atividade é deixar os cartões espalhados sobre a mesa com a foto para cima. Peça para cada um pegar o seu cartão e colar no painel da chamada, uma espécie de sapateira com bolsos transparentes, que pode ser feito sobre uma base de papel-cartão. Varie essa atividade colocando a foto da criança com o animal de estimação, alguém da família, o brinquedo preferido etc. Como se trata de uma chamada, é possível repetir essa atividade diariamente, quando todas as crianças estiverem presentes, durante os primeiros meses do ano. Retome-a se um novo membro entrar no grupo.



CADÊ? ACHOU!

Tempo: Enquanto durar o interesse da turma.

Espaço: Sala de aula

Idade: A partir de 1 ano e meio.

Material: Bambolê com faixas de tules de diversas cores (o comprimento das faixas deve ser o mesmo da altura do pé direito da sala).

Objetivo: Ajudar a criança a elaborar a ausência temporária da família.

Descrição: Pendure firmemente o bambolê no teto da sala de modo que as faixas cheguem ao chão. As crianças vão brincar de esconder atrás delas e entre elas, segurá-las para cobrir parte do corpo e esconder os colegas. Com isso, vão descobrindo que a ausência do outro é temporária e que eles sempre reaparecem.



MASSAGEM COM BEXIGA

Tempo: 10 minutos com cada criança.

Espaço: Sala de aula com colchonetes, berço ou trocador.

Idade: De 1 mês a 2 anos.

Material: Bexigas ou esponja macia e água.

Objetivos: Acalmar; desenvolver a consciência corporal; promover um sono tranqüilo; e estimular o vínculo afetivo entre educador e criança.

Descrição: Coloque um pouco de água em temperatura ambiente dentro de uma bexiga (não encher muito para não ficar pesada). Se o clima ajudar, deixe o bebê somente com a fralda em um local tranqüilo, com luz difusa e música suave. Passe a bexiga ou a esponja delicadamente pelo corpo dele, fazendo uma massagem suave com movimentos circulares

Girassóis e miosótis.


O girassol é flor forte, que enfrenta até a mais violenta intempérie e acaba sobrevivendo. Ela quer luz e espaço e em busca desses objetivos, seu corpo se contorce o dia inteiro. O girassol aprendeu a viver com o sol e por isso é forte.
Já o miosótis (também conhecida como “não se esqueças de mim) é uma plantinha linda, mas que exige muito mais cuidado. Gosta mais de estufa. O girassol se vira... e como se vira! O miosótis quando se vira, vira errado. Precisa de atenção redobrada. Há filhos girassóis e filhos miosótis.
Os primeiros resistem a qualquer crise: descobrem um jeito de viver bem, sem ajuda. As mães chegam a reclamar da independência desses meninos e meninas, tal a sua capacidade de enfrentar problemas e sair-se bem. Por outro lado, há filhos e filhas miosótis, que sempre precisam de atenção.
Todo cuidado é pouco diante deles. Reagem desmesuradamente, melindram-se, são mais egoístas que os demais, ou às vezes, mais generosos e ao mesmo tempo tímidos, caladões, encurralados. Eles estão sempre precisando de cuidados. O papel dos Pais é o mesmo do jardineiro que sabe das necessidades de cada flor, incentiva ou poda na hora certa. De qualquer modo fique atento.
Não abandone demais os seus girassóis porque eles também precisam de carinho...e não proteja demais os seus miosótis. As rédeas permanecem com vocês... mas também a tesoura e o regador. Não negue, mas não dêem tudo que querem: a falta e o excesso de cuidados matam a planta...